quinta-feira, junho 30, 2005

Intima Fracção


"Pouco para dizer, muito para escutar, tudo para sentir"

"A IF é um programa de rádio com música, mas não é sobre música. Com textos, mas não é sobre literatura. Com sons, ruídos e silêncios.
O seu objectivo é colocar na rádio as emoções, utilizando uma encenação contida. É uma banda sonora para os filmes de cada um. Um momento de suspensão, íntimo, deslizando pelo imaginário. Não há um tipo de música que caracterize a IF. Há apenas uma coerência interna. O mesmo para os textos e todos os elementos que a compõem.
Para o ouvinte, está livre o quadrado imaginário a preencher. Por isso, a frase chave da Íntima Fracção : pouco para dizer, muito para escutar, tudo para sentir.
"
Francisco Amaral

A IF de Francisco Amaral foi transmitida pela primeira vez no dia 8 de Abril de 1984, através da Antena 1. Um programa semanal de duas horas que, a partir de 1989, passou a ser emitido através da TSF até ao final de Setembro de 2003. Entre 1993 e 1996, foi um programa diário. Desde Outubro de 2004 que passou a ser emitido na RUC - Rádio Universidade de Coimbra. Para além desta difusão hertziana, a IF pode ser ouvida através da internet e fica todas as semanas disponível para download na página da ESEC Rádio on-line.

Para mim, a IF é actualmente o melhor programa da rádio portuguesa. Um dos melhores programas de sempre...
A IF é para ouvir (só) após o cair da noite...

Blog da "Intima Fracção"