quarta-feira, junho 22, 2005

O Povo Saharaui


Depois de muito recentemente ter estado 15 dias (em trabalho) em Marrocos percebí que há culturas e formas de viver muito diferentes das nossas. Descobrí também que há países que eu não gosto. Mais: (e isto é que é bestial) descobrí que Portugal é um país fantástico!
Marrocos, pelo menos onde eu estive (Tanger e Tetouan) é um país desordenado... o lixo acumula-se nas ruas e a insegurança é uma constante. Impressionou-me que a pobreza do povo viva paredes-meias com os imponentes palácios de Mohamed VI (o rei). Impressionou-me saber que há um povo em pleno deserto do Sahara Ocidental que luta pela sua autodeterminação - o povo Saharaui.


A população estimada do Sahara Ocidental é de 600 000 habitantes sendo que actualmente 170 000 vivem em acampamentos de refugiados em Tinduf e no sul da Argélia. Este território estima-se que possua recursos económicos importantes: ferro, petróleo, cobre, níquel e uranio. As águas costeiras são também muito ricas em peixe.
Nos anos 60 as Nações Unidas reconheceram o direito à autodeterminação do povo Saharaui... Marrocos continua a ocupação perante o desinteresse da comunidade internacional.

Para saber mais: "Sahara un pueblo en el exilio".